Confira quem deve receber
Segundo lote de restituições contempla 6,5 milhões de contribuintes - Foto: Divulgação A Receita Federal liberou nesta semana a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2025.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O pagamento será feito em 30 de junho e contemplará 6,5 milhões de contribuintes, com valor total de R$ 11 bilhões, mesma quantia paga no primeiro lote.
A restituição terá correção de 1%, com base na taxa Selic. O depósito será feito diretamente na conta bancária informada na declaração ou via Pix. Caso o valor não seja resgatado em até um ano, será necessário solicitar o resgate no Portal e-CAC.
Para saber se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. É preciso informar CPF, data de nascimento e o ano 2025.
Quem não estiver neste lote ainda pode receber nos próximos: 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro. Se a declaração apresentar pendência, é possível enviar uma versão retificadora e regularizar a situação.
Quem tem prioridade no segundo lote de restituições
A fila de prioridades é liderada por idosos com 80 anos ou mais (148 mil restituições), seguidos por quem tem entre 60 e 79 anos (1 milhão), pessoas com deficiência ou moléstia grave (91 mil) e professores (cerca de 497 mil).
Mais de 4,7 milhões de contribuintes beneficiados no segundo lote usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber por Pix. Esses também têm prioridade no recebimento das restituições.