O material foi produzido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa)
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), divulga, às 17h desta sexta-feira, 06 de stembro, o relatório preliminar sobre o motivo da queda do avião da Voepass, que deixou 62 pessoas mortas em Vinhedo (SP), no último dia 9 de agosto.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com o órgão, o reporte preliminar, que será apresentado na sede do Cenipa em Brasília (DF), "trará informações acerca do andamento das investigações sobre o acidente".
Já o relatório final, de acordo com a FAB, "será divulgado no menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade da ocorrência". A queda da aeronave, que saiu de Cascavel (PR) e iria para Guarulhos (SP), não deixou sobreviventes.
O gravador de voz da cabine do ATR 72-500 registrou conversas do copiloto sobre "dar potência" à aeronave minutos antes da queda, além de gritos dentro do avião. As duas horas de transcrição foram feitas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Cenipa.
Segundo os investigadores do Cenipa, a análise preliminar dos dados indica que o avião perdeu altitude de forma repentina. Entretanto, a análise do áudio da cabine, sozinha, não é capaz de cravar uma causa aparente para a queda.