Novo serviço passa a funcionar nesta sexta, 01
A plataforma do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Digital começa a operar nesta sexta-feira, 1º de março, com a promessa de facilitar e simplificar a vida dos empregadores – obrigados mensalmente a recolher o tributo de seus funcionários.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo o governo, a nova plataforma vai aproveitar os dados de remuneração inseridos no e-Social – que já trata os débitos de forma individualizada.
Com isso, ao interligar os sistemas, o empregador poderá unir os dados dos contratos e das folhas de pagamento e gerar guias personalizadas.
A plataforma está disponível no site do Ministério do Trabalho – é possível acessar com a conta gov.br do empregador.
o sistema permite calcular indenizações compensatórias, obter extratos detalhados por trabalhador e emitir um "resumo consolidado" do empregador.
A ferramenta também oferecerá opções de estorno e parcelamento dos valores a serem depositados nas contas dos funcionários.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta semana que os empregadores irão economizar 36 horas por mês de tempo gasto com rotinas de recolhimento do tributo, além de poderem contar com redução de custos operacionais em R$ 144 milhões por ano.