Produto estava proibido para importação do país asiático por conta da gripe aviária desde maio
O anúncio do fim da suspensão da proibição de importação de frango brasileiro foi realizado nesta sexta, 07 - Foto: Divulgação A China anunciou nesta sexta-feira, 07 de novembro, a suspensão da proibição de importação de frango brasileiro, informou a GACC (Administração Geral das Alfândegas do país), em comunicado datado de 31 de outubro.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A medida vale a partir da data do anúncio e foi tomada com base na análise de risco de surtos de influenza aviária de alta patogenicidade (IAPP).
A decisão da GACC já havia sido tomada há mais de uma semana, mas dependia de uma reunião do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais da China, realizada na tarde desta sexta-feira (madrugada no Brasil).
O bloqueio às exportações brasileiras de frango para a China começou em 16 de maio, após a confirmação de um caso de gripe aviária em plantel comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul, seguindo o protocolo sanitário bilateral entre os países.
Em setembro, autoridades chinesas realizaram auditoria em granjas de corte e de reprodução no Brasil para avaliar os controles relacionados à influenza aviária. A missão técnica foi considerada crucial para a retomada dos embarques ao principal mercado do frango brasileiro.