Procedimento ocorreu devido ao vento forte, segundo o governo federal
O avião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) arremeteu durante tentativa de pouso no Aeroporto Bertram Luiz Leupolz, em Sorocaba (SP), na tarde desta terça-feira, 18 de março.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Em seguida, a aeronave deu a volta e conseguiu pousar normalmente. A informação foi confirmada pelo aeroporto.
O procedimento, considerado seguro e normal na aviação, acontece quando o avião precisa interromper o pouso por alguma razão.
A arremetida ocorreu por volta das 15h20, em função do vento forte, conforme informações da assessoria do governo federal.
Em seguida, o avião deu a volta no aeroporto e pousou normalmente, por volta de 15h30.
Em nota, o aeroporto de Sorocaba informou que "a aeronave Força Aérea 01, ao realizar aproximação para a pista (cabeceira) 01, recebeu indicações de vento de cauda, iniciando o previsto e seguro Procedimento de Aproximação Perdida previsto na Carta Aeronáutica".
Ainda segundo o aeroporto, o vento de cauda (vento que sopra na mesma direção que o movimento de um avião em relação ao solo) se deu por alteração nas condições meteorológicas naturais e decorrentes da alteração do tempo na macrorregião de São Paulo.
"Após a arremetida, o Força Aérea 01 realizou os procedimentos previstos para pouso na pista 19 (cabeceira oposta) e pousou com segurança às 15h33 local", finaliza.