Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Aumento do IOF acende alerta no Brasil

Federação Brasileira de Bancos salienta que micro, pequenas e médias empresas serão as mais afetadas

Por Redação, Revista Única
28/05/2025 - 16h09
A medida gerou reações no Congresso Nacional - Foto: Marcello Casal Jr

O governo federal enfrenta críticas após anunciar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), medida que visa reforçar a arrecadação em R$ 20,5 bilhões em 2025 e R$ 41 bilhões em 2026. 

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) expressou preocupações sobre os impactos da medida no custo do crédito, especialmente para micro, pequenas e médias empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Febraban enfatizou que, embora reconheça a necessidade de equilíbrio nas finanças públicas, esse objetivo não deve ser alcançado por meio do aumento de impostos, sugerindo que as medidas adotadas sejam revisadas.

A medida gerou reações no Congresso Nacional, com parlamentares protocolando 20 propostas legislativas para suspender o aumento do IOF.


As discussões entre o governo, o Congresso e o setor financeiro continuam, com o objetivo de encontrar soluções que conciliem a necessidade de arrecadação com a manutenção do acesso ao crédito e o estímulo à economia.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR