De acordo com representantes do governo, vai ser feita uma revisão dos mecanismos que foram estabelecidos para leilões com apoio da AGU e da CGU
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciaram, nesta terça-feira, 11 de junho, o cancelamento do novo leilão do arroz. Um novo certame havia sido anunciado para as 36 mil toneladas restantes do alimento que não foram adquiridas no primeiro certame ocorrido na semana passada.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
De acordo com os representantes do governo, vai ser feita uma revisão dos mecanismos que foram estabelecidos para leilões com apoio da Advocacia Geral da União (AGU) e da Controladoria Geral da União (CGU).
Segundo o governo, outro certame deve ser feito após a verificação, com novos modelos para ter garantias de que vão contratar empresas com capacidade técnica financeira.
Habilitação das empresas para participar do leilão era feita pelas Bolsas de Mercadorias e Cereais, e não pela Conab. O governo só soube quem disputou e quem venceu depois da realização do leilão.
Assim, a ideia agora é construir mecanismos técnicos para avaliar quem, de fato, vai poder participar dos certames. Governo afirma ter dúvidas sobre quem tem a capacidade de importar o alimento.
Os esclarecimentos foram feitos pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em coletiva de imprensa nesta terça-feira.