Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
31 °C
18 °C

Aneel aciona bandeira vermelha para junho

Conta de energia elétrica ficará mais cara com a medida

Por Redação, Revista Única
31/05/2025 - 09h41
A medida foi adotada diante da queda no volume de chuvas - Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira, 30 de maio, o acionamento da Bandeira Vermelha, no patamar 1, para o mês de junho de 2025, indicando aumento no custo da energia para os consumidores.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Isso significa que as contas de energia elétrica terão cobrança adicional de R$ 4,46 (quatro reais e quarenta e seis centavos) a cada 100 kW/h (quilowatt-hora) consumidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida foi adotada diante da queda no volume de chuvas e da diminuição da geração de energia por hidrelétricas, conforme projeções do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Para compensar a baixa nas afluências, será necessário acionar usinas termoelétricas, que têm custo de produção mais elevado.

Segundo a Aneel, o cenário justifica a mudança na bandeira — que estava amarela em maio — e serve também como alerta para o uso consciente da energia elétrica.

A bandeira tarifária sinaliza ao consumidor os custos reais da geração de energia no país. Quando a geração fica mais cara, a cobrança extra é aplicada automaticamente nas contas.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2025 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR