Embora este seja mais um daqueles assuntos que podem parecer extravagância de países ricos, na verdade, está se tornando algo urgente, principalmente quando se começa a discutir uma futura colonização lunar, mesmo que seja apenas para ser utilizada como um "portal" para outras missões. Como isso tem funcionado até hoje? E por que isso se torna necessário?
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Até agora, missões à Lua têm utilizado relógios atômicos sincronizados com o tempo da Terra, já que os modelos "tradicionais" não funcionam com a mesma precisão aqui, devido à gravidade lunar ser seis vezes menor.
Com o aumento das missões não tripuladas e até mesmo das tripuladas que contribuirão para a formação dessa futura colonização lunar, realizada não apenas por uma agência espacial, mas por várias, torna-se essencial ter um sistema sincronizado de tempo, assim como ocorre aqui na Terra com Greenwich como referência.
No entanto, mesmo que pareça algo simples, como apenas replicar o que utilizamos por aqui, não é bem assim. Isso ocorre porque na região equatorial da Lua, cada dia dura 29,5 dias, não 24 horas como na Terra. Esse também é o motivo pelo qual nunca conseguimos avistar a "face oculta da Lua".
Se os cientistas conseguirem criar um fuso horário exclusivo para a Lua, esse modelo poderá ser replicado para outros astros, permitindo um sistema muito mais preciso do que o atual para rastrear, por exemplo, satélites lunares enviados pelo homem.
Colônias lunares, viagens tripuladas para Marte, turismo espacial — esses são apenas uma pequena amostra do que está por vir. Quem sabe se a ficção não se tornará realidade? E daqui a alguns milênios, nossos ancestrais nem mesmo saberão onde ficava a Terra e o sistema solar.
Educação & Tecnologia
Engenheiro, professor e entusiasta da tecnologia. Oferece acompanhamento escolar, aulas particulares, preparação para vestibulares e concursos, além de cursos e treinamentos personalizados. Você pode ler outros conteúdos em www.fernandopitt.com.br.
VER TODAS