As inscrições para o Enem 2023 já estão abertas. Elas seguem até o próximo dia 16 de junho e deverão ser feitas diretamente pela página do participante (acesse aqui).
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Uma das novidades que o participante irá encontrar ao fazer a inscrição é a forma que a mesma é realizada. Já de início será “recepcionado” por um chatbot que irá conduzi-lo neste processo. Com perguntas diretas e separadas por bloco, o chatbot vai ajudando no preenchimento da inscrição de maneira muito facilitada.
A impressão que temos é que há uma pessoa conversando conosco durante a nossa inscrição do Enem 2023. Mas na verdade é tudo automatizado.
A porta de entrada para o ensino superior
Depois de mais de duas décadas sendo aplicado, hoje, o Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Sejam em universidades públicas ou mesmo privadas.
Por esse motivo, todos que pretendem ingressar em uma universidade em 2024 devem prestar atenção nas datas e realizar sua inscrição.
ChatGPT: um aliado ou vilão na hora de estudar?
Com a tecnologia de inteligência artificial crescendo a passos largos e se tornando acessível para todos a partir deste ano de 2023, como o mais conhecido que é o ChatGPT, começam as dúvidas e discussões acerca de sua relevância. De quanto ele pode ser prejudicial ou mesmo benéfico nesta preparação para o Enem 2023.
E a resposta é simples. Muito mais simples do que possa parecer.
O ChatGPT pode ser tanto um aliado quando um grande vilão. Vai depender exclusivamente de como ele vai ser utilizado pelo estudante e sua família na hora dos estudos.
ChatGPT como vilão: Por exemplo, há estudantes que fazem uso desta magnifica tecnologia para fazer trabalhos no seu lugar. Seja a criação de textos, elaboração de respostas à listas de exercícios, e até mesmo para a criação de poemas. Tudo isso se se preocupar em aprender o conteúdo, e sim, só “copiar” a resposta. Para estes, a IA será o “vilão” da história, uma vez que durante o Enem 2023, ou mesmo outros concursos, ele não estará presente para ajudar este aluno.
ChatGPT como aliado: contudo, há um outro grupo de estudantes que realmente estão preocupados com sua formação. Com o seu aprendizado. E encontraram no ChatGPT e outras IAs, grandes aliados. Pois com eles conseguem pesquisar de forma mais rápida informações para complementar seu aprendizado.
Ou seja, tanto o ChatGPT quanto outras IAs poderão ser tanto grandes aliados quanto grandes vilões na preparação para o Enem 2023. A escolha é sua.
E você, como fará uso desta tecnologia? Para seu crescimento ou para sua estagnação?
Saiba mais sobre o ChatGPT ao acessar aqui.
Educação & Tecnologia
Engenheiro, professor e entusiasta da tecnologia. Oferece acompanhamento escolar, aulas particulares, preparação para vestibulares e concursos, além de cursos e treinamentos personalizados. Você pode ler outros conteúdos em www.fernandopitt.com.br.
VER TODAS