Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
36 °C
19 °C

Semana Santa: Cidasc orienta sobre compra de pescados

Produtos de origem animal só podem ser comercializados com inspeção sanitária

Por Redação
27/03/2024 - 11h09.Atualizada em 27/03/2024 - 11h10
Ações de fiscalização em estabelecimentos que comercializam pescados ão realizadas na região - Foto: Divulgação

Com a chegada da Semana Santa, período tradicional do aumento do consumo de pescados, a atenção na hora da compra se torna fundamental para garantir a segurança alimentar.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Deinp), coordena as ações de fiscalização da inspeção de todos os produtos de origem animal, as quais são realizadas por profissionais graduados em medicina veterinária, vinculados ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE), por meio de convênios entre Cidasc e municípios catarinenses ou empresas e cooperativas credenciadas pela companhia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O consumidor deve ficar atento na hora da compra de produtos de origem animal. A médica veterinária da Cidasc, Débora Veiga de Oliveira, explica que produtos de origem animal só podem ser comercializados com inspeção sanitária.

“Vale ressaltar, que além de adquirir somente produtos inspecionados, deve-se observar se o estabelecimento está registrado no Serviço de Inspeção Sanitária, seja ele: Municipal (SIM), Estadual (SIE) ou Federal (SIF). Em unidades de beneficiamento registradas no serviço de inspeção, há controle de todo processo produtivo: origem da matéria-prima, transporte adequado, manipulação do produto e armazenagem. As etapas de produção seguem normas específicas para garantir a higiene e evitar contaminações (físicas, químicas ou biológicas) nos pescados”, enfatiza.

A médica veterinária complementa “os estabelecimentos com registro no serviço de inspeção adotam sistemas de boas práticas de fabricação e possuem programas de autocontrole para monitorar todas as etapas da produção”.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR