Ação na Cidade Juliana será realizada na próxima sexta, 21
O lixo nos oceanos é um dos maiores desafios ambientais enfrentados pelo Brasil, com o país contribuindo anualmente com até 1,3 milhões de toneladas de resíduos no mar.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Desses resíduos, 80% são compostos por plásticos, filtros de cigarro, borrachas, metais, vidros, têxteis e papéis.
Para enfrentar essa realidade alarmante, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) lançou o programa Jogue Limpo com o Meio Ambiente, com o objetivo de engajar a população na preservação das praias e oceanos catarinenses.
Nesta sexta-feira, 21 de fevereiro, mais uma ação acontecerá na praia do Mar Grosso, em Laguna. A partir das 9h uma tenda interativa será montada na Arena jogos de verão, na praça do Villa, para a realização de brincadeiras educativas e distribuição de brindes.
A ação, que já conscientizou mais de 25 mil pessoas, faz parte de uma série de atividades previstas para a temporada de verão e promete agitar mais uma praia turísticas do estado com educação ambiental.
A equipe da Semae atuará também fazendo corpo a corpo com quem estiver pela areia, orientando sobre cuidados com o meio ambiente e distribuindo sacolinhas ecológicas para que cada banhista recolha seu lixo.
Santa Catarina tem 41 municípios na sua costa e 28 deles estão de frente para o mar e enfrentam um grande desafio no combate ao lixo nos oceanos.
Esses resíduos não só afetam a biodiversidade marinha, mas também impactam a economia e a qualidade de vida das regiões.
Além da conscientização e prevenção, a Secretaria do Meio Ambiente pretende entregar um relatório com dados sobre o nível de educação ambiental dos moradores e turistas de Santa Catarina.
Para o assessor de educação ambiental da Semae, Marcellus Brinkmann, a ação, que já conscientizou mais de 25 mil pessoas e distribuiu mais de 10 mil brindes, promete agitar uma das praias mais turísticas de Santa Catarina com educação ambiental.