Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
20 °C
17 °C

Projeto incentiva saúde e bem-estar aos idosos no Parque Diamante +Energia

Moradores de Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava podem participar da ação que tem proporcionado momentos de interação e aprendizado entre os participantes

Por Joyce Santos
10/08/2023 - 14h34.Atualizada em 10/08/2023 - 14h47
O programa oferece oficinas e atividades culturais, educacionais e de lazer ao público-alvo - Foto: Divulgação

Mais aos fundos do Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, em um espaço tranquilo em meio à natureza, dona Santina Balduino, de 79 anos, tem seu momento de interação, lazer e aprendizado. Ela toca na terra e ao lado de seus novos amigos, aprende técnicas para o cultivo das plantas e ervas medicinais.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Santina é moradora de Capivari de Baixo e uma das participantes do projeto “Saúde na Linha dos Olhos – Cultivando Saúde e Bem-Estar”. O projeto é realizado no Parque Diamante +Energia com o intuito de democratizar e garantir o acesso da comunidade da terceira idade a atividades, produtos e serviços que promovam efetiva melhoria na qualidade de vida.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até o final do ano, o programa oferece oficinas e atividades culturais, educacionais e de lazer ao público-alvo (a partir de 60 anos) para propiciar o contato com a natureza e manter a saúde por meio da cultura do cultivo de alimentos orgânicos (hortaliças, temperos e ervas medicinais). Moradores de Capivari de Baixo, Tubarão e Pescaria Brava podem participar da ação.

Ao participar das atividades, dona Santina lembra do seu tempo de infância, quando acompanhava o pai na roça, no plantio das verduras para o sustento da família em uma das comunidades de Capivari de Baixo. “Meu avô tinha engenho de farinha. Lembro que subíamos no carro de boi até chegar na roça. Por muitos anos eu vinha aqui nessa área próxima ao Parque para colher marcela, pegar lenha e lavava com a carroça”, conta.

Viúva, mãe de nove filhos, Santina se realiza ao poder frequentar as oficinas no Parque Diamante +Energia e aprender novas técnicas para cultivar hortas, fazer compostagem e manter uma rotina saudável, como era no seu tempo de infância e adolescência.

Toda semana ela pega sua bicicleta e vai até o Parque para participar do projeto Saúde na Linha dos Olhos. “Venho sempre aprender novas técnicas, aprendi a fazer o caixote (canteiro elevado). Achei bom porque não ocupa muito espaço e dá pra plantar bastante coisa”, diz a participante que já convida os vizinhos, e conhecidos para ingressarem no projeto que tem trazido resultados positivos. “Aqui a gente aprende muita coisa diferente, faz amizades e temos momentos de troca de experiência, é muito bom”.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR