Proposta é de autoria da presidente do Legislativo do município, vereadora Bia Alves
A Sala da Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Capivari Baixo, foi inaugura em solidade festiva na última quinta-feira, 10 de agosto, com a presença de autoridades mulheres de forte atuação.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre elas foram recebidas pela presidente da Câmara de Vereadores, a vereadora Bia Alves, a deputada federal Geovania de Sá, a delegada regional de polícia de Tubarão, Carolini de Bona, a delegada regional de polícia de Laguna, Vivian Selig.
A prefeita Márcia Roberg Cargnin, e as vereadoras Edcarla Bitencourt e Heloísa Cardoso, e demais vereadores do município e da região também participaram do evento. Além da secretária de Assistência Social de Capivari de Baixo Tayse Alves.
O deputado estadual Pepê Collaço, a delegada da DPCAMI de Florianópolis Ester Fernanda Coelho, a vereadora e procuradora da Mulher em Balneário Camboriú Juliethe Nitz, o presidente da OAB subseção de Tubarão João Batista Blasius, a advogada e representante do OAB por Elas em Tubarão Patrícia Fileti, bem como cidadãos e cidadãs de Capivari de Baixo foram outras importantes personalidades que prestigiaram a inauguração. A apresentação do evento foi da comunicadora Sibele Cristina.
A inauguração do espaço vem para sedimentar e fortalecer a criação da Procuradoria da Mulher no Legislativo Municipal, instituída pelo Projeto de Resolução nº 001/2023, de autoria da presidente da Câmara de Capivari de Baixo, Bia Alves.
A sala da Procuradoria da Mulher foi criada para ser mais um local de acolhimento e atenção às mulheres e pessoas vítimas das mais diversas violências, falta de direitos e em estado de fragilidade e vulnerabilidade. Será um espaço de conselho, de carinho e de encaminhamento.
Em seu pronunciamento a presidente vereadora da Casa Legislativa e procuradora da Mulher no Município, Bia Alves reforçou que este é um espaço de acolhimento.
“É um momento muito especial e que ficará na história de Capivari de Baixo. Hoje somos três vereadoras mulheres, lá atrás em 2020 não tínhamos nenhuma. Estamos aqui para fazer o melhor para aquelas pessoas que mais precisam. Infelizmente muitas crianças e pessoas passam por falta de direitos e violência ", enfatizou.
O Projeto de Resolução nº 001/2023, que cria a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal, foi aprovado por unanimidade em fevereiro. Será constituída de uma Procuradora da Mulher e duas Procuradoras Adjuntas, designadas por ato da presidência da Câmara de Vereadores de Capivari, a cada dois anos. A escolha será sempre no início de cada legislatura.
Toda mulher que queira receber atendimento da Procuradoria da Mulher, ou qualquer cidadão que queira realizar uma denúncia, poderá entrar em contato pelo telefone (48) 3623-1599, bem como a Sala está à disposição, com todo equipamento necessário, para qualquer órgão (Executivo, Entidades, ONGs, OAB, Polícias, GCM, dentre outras) que necessitem do local para atendimentos de mulheres em estado de vulnerabilidade e fragilidade das 7 às 19h, de segunda a sexta-feira.