Porto é considerado peça fundamental no desenvolvimento da Região Sul de SC
A atividade portuária em Imbituba manteve números expressivos e consolidou um novo recorde em 2023. O fechamento do ano, realizado pela SCPAR Porto de Imbituba, administradora do Porto, registrou a operação de 7,7 milhões de toneladas de janeiro a dezembro, resultando em um marco inédito anual e crescimento de 8% em comparação a 2022, recorde anterior (7,1 milhões t). Em relação ao número de atracações, foram atendidos 289 navios (+3,2%).
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“O Porto de Imbituba é muito importante para a cidade e peça fundamental no desenvolvimento da Região Sul de Santa Catarina. Esses resultados demonstram que ele está no caminho certo para a sua consolidação como uma solução logística competitiva, promovendo renda e emprego aos catarinenses”, disse o governador Jorginho Mello.
A movimentação do último ano foi caracterizada, principalmente, pela operação de granéis sólidos (83% da movimentação total, sendo, destes, 55,2% minerais e 44,8% vegetais/agrícolas).
Ao longo de 2023, o Porto de Imbituba teve na lista de seus maiores volumes o coque de petróleo, os farelos de milho e soja, os contêineres, o sal e o milho, seguido da soja, fertilizantes, toras de madeira, hulha betuminosa, malte/cevada, trigo, dentre outros produtos.
Para o secretário estadual de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, os números seguem confirmando o crescimento no desempenho do Porto.
No balanço do ano, o Porto apresentou uma média mensal de recebimento de 24 navios e operação de mais de 640 mil toneladas.
“Este resultado, além de contribuir para Imbituba se consolidar como uma alternativa logística competitiva, representa o aumento da quantidade média de cargas movimentadas por navio, que cresceu 4,7% na tonelagem em relação a 2022, reduzindo o frete de modo geral e trazendo maior eficiência”, avalia o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.
O desempenho positivo foi marcado por seis recordes mensais (fevereiro, março, abril, maio, novembro e dezembro), com destaque para o volume operado em abril, que se consolidou com o maior resultado mensal da história do Porto (767,8 mil toneladas).
Entre embarques e desembarques, as exportações lideraram o fluxo de trabalho do Porto, com 52,9% da movimentação total e crescimento de 48,7% se comparado a 2022. O principal destino das cargas foram os países asiáticos (China, Irã e Vietnã), além de Portugal e Estados Unidos.
No sentido inverso, as importações garantiram a fatia de 35,8% das operações, mesmo apresentando retração de 19,9% em relação ao volume importado em 2022.
As origens mais frequentes dos produtos ficaram por conta dos Estados Unidos, Chile, China, Argentina e Colômbia. Segundo dados do Governo Federal, as operações de comércio exterior em Imbituba movimentaram mais de 2 bilhões de dólares entre janeiro e dezembro de 2023.
O diretor de Infraestrutura e Operações do Porto, José João Tavares, explica que o aumento dessa movimentação foi fortemente influenciado pelo incremento no transporte de granéis agrícolas, principalmente os farelos de soja e milho, do milho e da soja em grãos.
A cabotagem, navegação dentro do Brasil, representou 11,3% da movimentação do Porto, o que mostra uma queda de 7,9% na tonelagem da carga se comparado ao ano anterior..
A expectativa da Autoridade Portuária, prevista no Planejamento Estratégico da SCPAR, é de que o Porto movimente em torno de 8 milhões de toneladas em 2024.
O sucesso no campo operacional vem acompanhado da perspectiva de aplicação de aproximadamente R$ 620 milhões no complexo portuário em investimentos públicos e privados nos próximos quatro anos, visando ampliar a capacidade de atendimento à demanda do mercado.