O atendimento nesta etapa é feito por uma cirurgiã-dentista e uma técnica em prótese
O novo protocolo estabelece critérios claros de priorização - Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, por meio do setor de odontologia iniciou na última quarta-feira, 21 de janeiro, a oferecer à população o serviço de prótese dentária, conforme anunciado em novembro de 2025.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os atendimentos de prótese dentária acontecerão todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, na ESF Centro 2, com capacidade mensal para 21 próteses entregues por mês. O atendimento nesta etapa é feito por uma cirurgiã-dentista e uma técnica em prótese.
Mas, o processo se inicia nas unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF), onde o cirurgião-dentista faz uma avaliação completa e identifica a necessidade de prótese dentária total ou parcial.
Quando necessário, o paciente passa por procedimentos prévios, como remoção cirúrgica de um dente, restaurações, controle periodontal e adequação do meio bucal, garantindo melhores resultados no futuro tratamento protético.
Somente após estar clinicamente apto, o paciente é encaminhado pelo sistema oficial de regulação, com todas as informações obrigatórias sobre dentes ausentes, tipo de prótese indicada e condições bucais atuais.
Regulação e priorização
O novo protocolo estabelece critérios claros de priorização, considerando situações como:
Pacientes totalmente sem dentes;
Perdas dentárias múltiplas ou anteriores, que impactem a fala, estética e mastigação;
Uso de próteses quebradas, desadaptadas ou impossíveis de reparar;
Idosos em risco nutricional ou social devido à ausência de dentes.
A regulação e classificação dos encaminhamentos são realizadas pelo coordenador e responsável técnico municipal de odontologia, Edvan Nunes dos Santos.
Preparativos para a implantação do serviço
As tratativas para a implantação do serviço iniciaram no início do ano passado. Em novembro aconteceu uma reunião com os cirurgiões dentistas do município e o coordenador de odontologia. A conversa teve o objetivo de assegurar mais organização, transparência, equidade e eficiência no acesso dos pacientes aos serviços de reabilitação oral oferecidos pelo SUS.
Com as novas diretrizes, os atendimentos passam a seguir critérios técnicos e clínicos padronizados, assegurando prioridade a quem mais necessita e fortalecendo a qualidade do cuidado prestado à população.
Compromisso com a saúde bucal da população
“A implantação do serviço representa um avanço importante na organização da rede de atenção em saúde bucal de Capivari de Baixo. O objetivo é garantir um atendimento mais humanizado, resolutivo e alinhado às diretrizes do SUS e da Política Nacional de Saúde Bucal”, destaca Edvan.
“A Prefeitura reforça seu compromisso com a ampliação e qualificação dos serviços oferecidos à comunidade, promovendo mais qualidade de vida e dignidade aos cidadãos que necessitam de reabilitação protética”, disse o secretário de Saúde do município, Sérgio Arent.