A certificação foi emitida pelo Ministério da Cultura em reconhecimento às ações culturais desenvolvidas no espaço
O Parque Diamante +Energia, localizado em Capivari de Baixo, recebeu uma importante certificação do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural ao se tornar Ponto de Cultura.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Este certificado comprova que o Parque desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade, e contribui para o acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Brasil.
Os Pontos de Cultura estabelecidos pela Lei Cultura Viva (Lei nº 13.018/2014), são entidades reconhecidas e apoiadas financeira e institucionalmente pelo Ministério da Cultura para desenvolverem ações socioculturais em suas comunidades.
A certificação tem o objetivo de promover a articulação destas iniciativas em rede, contribuindo para a inclusão social, o combate ao preconceito e a todas as formas de discriminação e intolerância, o reconhecimento e a valorização da diversidade cultural brasileira e o pleno exercício dos direitos culturais.
Com a certificação, o Parque passa a ter benefícios como acessos a editais de recursos, premiações em dinheiro com recurso público por atividade entregue.
“Esta certificação reconhece nosso compromisso em promover a cultura local e fortalecer a participação comunitária através de atividades culturais diversas. Ser um Ponto de Cultura significa ter a possibilidade de receber alguns apoios financeiros/técnicos e ampliar nossa visibilidade, fortalecer parcerias e integrar uma rede nacional de iniciativas culturais. Estamos entusiasmados com as oportunidades que essa certificação trará para expandir nossos programas e contribuir ainda mais para o desenvolvimento cultural e social de nossa comunidade”, comenta a Coordenadora de Cultura do Parque, Dafna Rodrigues.
O presidente da Associação Jorge Lacerda (AJL), Valdeci Algayer, reforça a importância da certificação para o Parque. “Ficamos contentes com este reconhecimento que só reforça nossa responsabilidade junto à comunidade de continuarmos sendo propulsores da cultura e uma referência para o Sul de Santa Catarina”.