Pedido ocorreu há duas semanas em sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Capivari de Baixo
Uma cobrança feita pelos vereadores de Capivari de Baixo, em especial a vereadora presidente Bia Alves, para o poder Executivo teve resultado positivo na última segunda-feira, 19 de junho. Os pacientes oncológicos (câncer) que realizam os tratamentos de quimioterapia e radioterapia fora do município terão o direito de utilizarem os veículos da prefeitura para os procedimentos de saúde.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
O Tratamento Fora de Domicílio (TFD) é um direito oferecido às pessoas com câncer que precisem se deslocar para outros locais para realizar a intervenção terapêutica. Nessas situações, a Lei determina que o governo ofereça uma ajuda de custo para o motorista para o seu deslocamento e sobrevivência. Seguindo determinação nacional, o TFD só era liberado para locais de tratamento superior a 50 km de distância e em regiões metropolitanas.
De acordo com um estudo realizado pelo Observatório de Oncologia, essa é uma realidade muito comum para os pacientes de linfoma. Daqueles que realizaram o tratamento entre os anos de 2008 e 2017, 56% precisou sair do seu município e 3% do Estado de origem para buscar lugares que disponibilizassem os recursos necessários.
No caso do TFD, o paciente tem direito a acompanhante. Entretanto, é preciso comprovar que a viagem não pode ser feita sozinha acompanhado.