Secretaria de Desenvolvimento Social promoverá palestra sobre o tema
Pelo menos 53 idosos de Capivari de Baixo sofreram algum tipo de violação de direitos entre janeiro e setembro deste ano em Capivari de Baixo. Os dados são do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) do município, que realiza atendimentos nessa circunstância.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Os casos mais comuns são de negligencia, quando o idoso deixa de receber da pessoa responsável os cuidados básicos, como higiene, saúde, medicamentos ou mesmo proteção contra frio ou calor e maus tratos. Houve ainda um registro de violência patrimonial.
Diante dos casos registrados ao longo deste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Social vai promover a palestra “Até que ponto é dever do filho cuidar dos pais”. O evento será realizado nesta quarta-feira, 22 de novembro, às 19h, no Centro de Convivência da Terceira Idade.
A palestra será ministrada pela delegada regional Carolini de Campos Vicente de Bona Portão, da 5ª Delegacia Regional de Polícia de Tubarão, e pelo delegado Felipe Samir Ferreira Andrade, da Delegacia de Polícia da Comarca de Capivari de Baixo. O evento é aberto a todos os interessados.
O Creas atende os idosos com seus direitos violados, através de mediações com os filhos. A Assistência Social desempenha o papel de promover desenvolvimento de autonomia, fortalecimento de seus vínculos familiares e comunitários e o reconhecimento dos direitos estabelecidos em lei para as pessoas da terceira idade.
A garantia desses direitos está determinada no Estatuto do Idoso, sancionado em 1º de outubro de 2003, considerada uma das maiores conquistas da população idosa brasileira. De responsabilidade da família, sociedade e Estado, o não cumprimento dos deveres inerentes aos direitos dos idosos, implica medidas de punição há quem violá-los.
A preocupação com a população idosa do município é constante. De acordo com o Censo 2022, Capivari de Baixo possui 3.887 pessoas com 60 anos ou mais sendo 2.245 mulheres e 1.642 homens. Os moradores idosos capivarienses representam 16% de toda a população do município.