Todos os bairros do município serão vistoriados
Mais de 450 residências serão visitadas - Foto: Divulgação A Secretaria de Saúde de Capivari de Baixo, através da Vigilância em Saúde iniciou na manhã desta segunda-feira, 26 de janeiro, a fazer um levantamento em todos os bairros do município, com o qual busca fortalecer as ações de vigilância, prevenção e controle do mosquito Aedes aegypti.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A ação integra o Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (Liraa), metodologia utilizada nacionalmente para identificar áreas com maior incidência de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O levantamento possibilita um planejamento mais preciso das ações por parte dos órgãos de Saúde do país, tornando o combate mais eficiente e direcionado.
As equipes da Vigilância em Saúde, Endemias e Atenção Básica estão em campo para realizar coleta e análise de larvas, visitas técnicas e orientações à população, adotando novos processos de monitoramento e vigilância, com o objetivo de aprimorar continuamente as estratégias de controle vetorial no município.
A metodologia de trabalho é diferente do que é feito nas varreduras, essas feitas a partir da identificação de um foco do mosquito. No Liraa, as equipes visitam uma residência a cada cinco.
No entanto, todos os quarteirões da cidade serão visitados. O sorteio deles foi feito pela própria Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC).
O levantamento será concluído até dia 04 de fevereiro. Mais de 450 residências serão visitadas. O relatório do levantamento será encaminhado ao Ministério da Saúde, e posteriormente será compartilhado nacionalmente em forma de diagnóstico.
A Secretaria de Saúde orienta a população a colaborar com as equipes, permitindo o acesso às residências e mantendo os cuidados básicos, como eliminar recipientes que acumulam água, manter caixas d’água bem vedadas e quintais limpos.
A ação reforça o compromisso do município com a promoção da saúde, a prevenção de doenças e a melhoria contínua das estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti.
“O Liraa é uma ferramenta fundamental para entendermos onde estão os maiores riscos e, a partir disso, agir de forma mais rápida e eficiente. Estamos com nossas equipes em todos os bairros, visitando residências, orientando a população e coletando dados que vão direcionar as próximas ações de combate ao Aedes aegypti. A colaboração da comunidade é essencial para proteger a saúde de todos”, salienta o coordenador da Vigilância em Saúde Rodrigo Vargas.