O registro na Praia da Vila e em Ibiraquera
As primeiras Baleias Franca da temporada foram avistadas na região. Em Imbituba, a equipe do Instituto Australis (ProFRANCA) fez o registro na Praia da Vila e em Ibiraquera, na última terça-feira, 20 de junho. Segundo a bióloga e diretora do projeto, Karina Groch, o grupo também avistou mamíferos no Cabo de Santa Marta, em Laguna.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Segundo o Instituto Australis, as baleias devem chegar em maior número nos próximos dias. Karina Groch lembra que entre 20 e 21 de setembro de 2022, os sobrevoos do detectaram cerca de 250 mamíferos, entre mães e filhotes. Na ocasião, boa parte foi registrada na região de Imbituba.
Desde o monitoramento, iniciado na década de 1980, o maior número de baleias foi registrado em 2018, quando 273 baleias foram avistadas.
Museu da Baleia Franca
Localizado no bairro Vila Alvorada (Aguada), o Museu da Baleia Franca tem recebido grande movimentação de visitantes, entre estudantes, moradores e turistas, que procuram saber mais sobre as baleias.
O espaço conta com ferramentas utilizadas na pesca da baleia e ossos dos mamíferos. No local, há pessoas aptas a fazer visitas guiadas, com conhecimento sobre a história dos cetáceos em Imbituba.
O Museu Nacional da Baleia Franca, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, fica aberto entre terça-feira à sábado, das 09 às 17 horas. O agendamento para grupos de visitação pode ser marcado através do número do WhatsApp (48) 99923-9267.