Serão realizados exames de coleta de preventivo do colo do útero
A equipe do Estratégia de Saúde da Família (ESF), do Bairro Caçador, intensificará nesta quarta-feira, 10 de abril, as atividades de atenção à saúde da mulher.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Entre 17 e 21 horas, as moradoras do bairro, com idade entre 25 e 64 anos, poderão aproveitar o horário diferenciado para realizar a coleta de preventivo do colo do útero.
Conforme o secretário de Saúde Plínio Vieira, o exame preventivo atua no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino.
“É considerado o principal método para obter o diagnóstico precoce de lesões cancerígenas no colo do útero, antes mesmo que o quadro evolua o suficiente para externar sintomas notáveis. Quando as chamadas lesões precursoras, que antecedem o aparecimento efetivo da doença são detectadas, as chances de cura do quadro são de 100%”, enfatiza.
A ação ocorre durante todo o ano nas unidades de saúde de Capivari de Baixo, conforme o cronograma do ESF. Cada unidade programa as ações e comunica a comunidade.
O exame em horário diferenciado é uma oportunidade para as mulheres que trabalham colocar em dia o conhecido Papanicolau – exame que pode detectar alterações nas células do colo do útero que podem progredir para o câncer. Por ser um exame preventivo, o principal objetivo é fazer o diagnóstico da doença antes mesmo que os sintomas apareçam.