Fechar [x]
APOIE-NOS
Tubarão/SC
18 °C
17 °C

Diamante reúne prefeitos e bancada catarinense em visita à empresa

Objetivo foi demonstrar o quão importante é esta modalidade de produção de energia

Por Joyce Santos
31/01/2024 - 15h56.Atualizada em 31/01/2024 - 15h58
apresentação da empresa feita pelos principais executivos da Diamante - Foto: Divulgação

A prefeita Márcia Roberg Cargnin e o secretário de Infraestrutura Adam Machado representaram a Administração Municipal na visita à Diamante Geração de Energia, feita a convite da diretoria da empresa, na última terça-feira, 30 de janeiro.

:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui

Além deles, o prefeito de Tubarão, Jairo Cascaes, parlamentares da bancada federal catarinense e outras autoridades políticas foram convidados para o dia de visita ao complexo Jorge Lacerda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os deputados federais Ricardo Guidi, Geovana de Sá e Rafael Pezenti estavam presentes. Também compareceram os ex-deputados José Carlos Aleluia e Edinho Bez, e o ex-ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque (2019-2022).

A jornada iniciou pela manhã e se estendeu até o meio da tarde. A primeira atividade, no auditório, foi uma apresentação da empresa feita pelos principais executivos da Diamante, que demonstrou os diversos aspectos do ciclo produtivo de energia, desde o número de empregos diretos e indiretos, o número de municípios envolvidos na cadeia produtiva do carvão, número de usinas, geradores de energia, capacidade instalada, de trabalhadores em média por dia no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda e o que a empresa representa na movimentação da economia de Santa Catarina.

A apresentação também mostrou quais as empresas envolvidas com o ciclo, na mineração, na produção de cimento e como subfornecedoras.

Os diretores explicaram de maneira simplificada como funciona o universo da produção, transmissão, compra, venda e precificação da energia no país.

A ideia central do convite às autoridades foi demonstrar o quão importante é esta modalidade de produção de energia, não só pelo aspecto socioeconômico que impacta diretamente a comunidade regional, mas também pelo papel estratégico de suprir necessidades energéticas durante os períodos de seca, nos quais as hidrelétricas (ou outras fontes renováveis) não conseguem suprir completamente a demanda de energia.

Em seguida os visitantes foram encaminhados até o horto florestal da empresa, onde são produzidas milhares de mudas, de dezenas de espécies de árvores nativas, ornamentais e frutíferas.

No período da tarde, os convidados fizeram uma visita às usinas, e encerrando as atividades,  conheceram o Parque Diamante + Energia, onde também funciona o Programa Diamante + Educação Ambiental.

“A história do carvão e da produção de energia através dele se confunde com a própria história de Capivari de Baixo. Não só por isso, mas pelo que o setor e a empresa representam para o Município, damos a maior importância à Diamante neste contexto. Depois do susto que tivemos diante da iminência da paralisação da atividade, a empresa assumiu uma importância gigante para a economia do Sul de Santa Catarina, em especial, para Capivari”, disse a prefeita.

+Lidas

Revista Única
www.lerunica.com.br
© 2019 - 2024 Copyright Revista Única

Demand Tecnologia

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a nossa Política de Privacidade. FECHAR