Participaram do encontro estudantes do ensino médio e técnico
O workshop tem como propósito despertar o interesse das jovens por carreiras técnicas - Foto: Divulgação A Diamante Energia promoveu, na última sexta-feira, 14 de novembro, mais uma edição do Workshop Mulheres em Carreira Técnica. Esta foi a quinta edição do projeto, criado em 2022, e que neste ano já teve uma etapa realizada no final de outubro no complexo de Energia Pecém, em São Gonçalo do Amarante (CE), novo ativo da empresa.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Participaram do encontro estudantes do ensino médio e técnico da Escola Dr. Otto Feuerschuett e de Capivari de Baixo; do Bairro da Juventude, de Criciúma; e do CEDUP e IFSC, de Tubarão.
O workshop tem como propósito despertar o interesse das jovens por carreiras técnicas e ampliar a presença feminina em um setor ainda marcado pela predominância masculina. A programação combina reflexões, exemplos inspiradores e uma vivência prática no ambiente industrial, incluindo visita à usina.
Nesta edição, as participantes assistiram a uma palestra com a gerente de Gente e Gestão, Daiane Fernandes Ferreira Machado, que abordou a trajetória histórica das mulheres na sociedade e as conquistas — muitas delas recentes — que ampliaram seu espaço no mercado profissional.
Segundo Daiane, iniciativas como essa contribuem para ampliar horizontes e fortalecer a representatividade feminina. “O workshop evidencia que as carreiras técnicas também são um caminho possível para as mulheres. Nem sempre elas recebem essa orientação no momento de escolher uma profissão.”
Os relatos das áreas técnicas ficaram a cargo da operadora de usina Amanda Pícolo Xavier e da técnica de manutenção Bianca Bandeira, que compartilharam suas experiências e desafios na rotina industrial.
Após um café de integração, as estudantes participaram de uma visita técnica à usina, passando pela oficina e pela sala de comando. A vivência prática foi especialmente marcante para a estudante do curso Técnico em Mecânica Industrial do CEDUP, Emanuela Cristine Moreira.
“Foi muito bom conhecer a Diamante Energia. Encontrei muita coisa ligada à minha área, e isso certamente acrescenta muito para minha futura escolha profissional”, afirmou.
Para a assistente técnica pedagógica do CEDUP, Fabiana Maiato Pessoa da Silva, que acompanhou a turma, o workshop cumpre um papel essencial. Ela destaca que a experiência incentiva as alunas a manterem seus objetivos e reforça a importância de ampliar o acesso das jovens a diferentes possibilidades profissionais.