Iniciativa faz parte da programação de conteúdos ministrada dentro da disciplina de História
Organização espacial das cidades e o papel de agentes como vereadores, prefeitos e da própria população é que os estudantes de 4° e 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Dom Anselmo Pietrulla, em Capivari de Baixo, são temas abordados em uma série de visitas a instituições e espaços públicos do município.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Na da Câmara de Vereadores, foi simulada uma sessão legislativa.Os servidores Vitor Nandi, Ana Paula Roldão e Leandro Uchôa, junto com a presidente da Casa Legislativa, Bia Alves, além das vereadoras Edcarla Bittencourt e Heloísa Cardoso acompanharam os alunos e as professoras.
Os estudantes fizeram alguns pedidos como: aumentar o horário do recreio, que é apenas 15 minutos e segundo eles, não há tempo de repetir a merenda; parar com o bullying nas escolas, melhorar a estrutura do prédio escolar; consertar o ar condicionado; janelas, colocar pizza no cardápio, cuidar do meio ambiente e não deixar as pessoas jogarem lixo nas ruas.
Além disso, eles pontuaram sobre outros cuidados com o meio ambiente, como não queimar a mata, e realização de melhorias nos ônibus escolares, foram alguns dos pedidos.
O objetivo das visitas guiadas à Câmara, é de aproximar os estudantes de diversos níveis e áreas de conhecimento do Legislativo de Capivari de Baixo.
Desta forma, proporcionar maior conhecimento sobre os processos legislativos, a função e o trabalho dos vereadores e a construção da cidadania. A iniciativa também representa mais uma ferramenta de promoção da transparência dos atos públicos.
Os professores que desejarem agendar visitas devem procurar a equipe de direção da Câmara pelo telefone (48)3623-1599. As datas precisam ser definidas com antecedência.