Houve a confirmação de 124 casos da doença contraídos no próprio município
A Gerência Regional de Saúde de Tubarão, do governo do Estado, definiu situação de epidemia para Dengue em Braço do Norte após a confirmação de 124 casos contraídos no próprio município.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
Após a indicação uma série de medidas foram adotadas para tentar combater a situação no primeiro município da Amurel com esse apontamento.
Uma ação de pulverização de inseticida contra o aedes aegypti, popularmente chamada de Fumacê, foi realizada nas ruas João Eloi Schmidt, no Centro, Jacob Luiz Neibel e Osvalda Cunha, no Bairro São Francisco de Assis, além da Avenida Felipe Schmitd, entre a Secretaria de Saúde e o Top RR, no Centro. Também foram contempladas as ruas Francisco Aluízio Loch, Rua Adelmo de Oliveira (próximo a Franedo), no Bairro São Francisco de Assis.
Um drone passou a ser utilizado, em parceria com a Amurel, para a localização de possíveis focos.
Além disso, a equipe de Endemias vem realizando ações de conscientização nas escolas das redes municipal, estadual e particular.
Também ocorre mutirão de limpeza nos cemitérios municipais e ruas do Centro e bairro São Francisco de Assis com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde.
Na Unidade de Saúde do Bairro São Francisco de Assis, houve a adesão de horário estendido das 16 às 20 horas, exclusivo para atendimentos de pacientes com suspeita de dengue.
O município informa que também realiza a coleta de pneus em desuso, até 30 de abril, para garantir o descarte adequado.
Ainda estão em andamento campanhas nas redes sociais e meios de comunicação para alertar os moradores.