Mandados de prisão e também de busca e apreensão são cumpridos na região
A investigação tramita em sigilo - Foto: Divulgação A 6ª fase da Operação Mensageiro, destinada à apuração de crimes contra a Administração Pública, foi deflagrada na manhã desta terça-feira, 19 de agosto.
:: Quer receber gratuitamente notícias por WhatsApp? Acesse aqui
A ação que investiga crimes de corrupção ativa e passiva, fraude à licitação, organização criminosa e lavagem de capitais, realizada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) e pelo Geac (Grupo Especial Anticorrupção) cumpre mandados de busca e apreensão em Braço do Norte, Laguna, Imbituba, Imaruí, além de outras cidades no estado, como Florianópolis, Rio do Sul, Blumenau, Gaspar, Bombinhas e Palhoça.
Esta fase da investigação busca aprofundar a colheita de provas relativas a contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos em diversas regiões do Estado, nos quais se apuram indícios de atuação de agentes públicos e particulares em esquema criminoso estruturado.
As investigações tiveram início em 2022, sob a condução da Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, em atuação conjunta com o GAECO e o GEAC, no âmbito de procedimentos destinados à repressão de crimes funcionais praticados por prefeitos e outros agentes públicos.
A operação conta com o apoio técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, assegurando a preservação da cadeia de custódia e a integridade das evidências arrecadadas para fins de prova.
A investigação tramita em sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas. Foram cumpridos mandatos de prisão a empresários e de busca e apreensão a ex-prefeitos de Braço do Norte e Rio do Sul.