Foto: Divulgação

Garopaba promove 1° Festa de Encerramento da Farinhada

COMPARTILHE:

Garopaba é a cidade com o maior número de engenhos em funcionamento, no Litoral de Santa Catarina.  Segundo a Rede Catarinense de Engenhos, ao todo, são 32 unidades que preservam e mantêm viva a tradição garopabense, em diferentes comunidades.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

São neles que a farinha de mandioca polvilhada é feita coletivamente por famílias e vizinhos. A farinhada é um ato de amor e comunhão no município. Uma tradição que resiste à modernidade, graças à dedicação de pessoas, que transcendem gerações. “É uma história feita à mão, ensinada de pai para filho”, salienta o prefeito Junior Abreu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para homenagear, valorizar e apresentar ao Estado o turismo de base comunitária garopabense, o Governo de Garopaba lança a 1ª Festa de Encerramento da Farinhada. Marcada para o dia 13 de agosto, a celebração conta com apresentações culturais, musicais, almoço, oficinas, além da visitação no Engenho de Luiz Zanelatto, na comunidade Serraria, bairro Encantada, onde acontecerá todo o evento. “Os engenhos fazem parte da nossa história. Estamos nos últimos preparativos para que a festa seja especial e memorável”, pontua secretário de Turismo, Esporte e Desenvolvimento.

A economia criativa também ganha espaço com a Feira de Artesanato, o Mercado do Produtor e as vendas de produtos de engenho. Outra atração confirmada é o Boi de Mamão da Escola Vice-prefeito Cecílio Couto da Silveira, e de curtas-metragens que preservam a tradição da farinhada, através do olhar do audiovisual. “A programação está bem variada e voltada para um público de diferentes idades. Toda família pode participar, curtir o que nossa cidade é e precisa, cada vez mais, valorizar”, ressalta a Diretora de Cultura,  Camila Rozette.

Troca de ramas 

Dentro do universo do plantio, existe etnovariedades, que estão diretamente ligadas com o tipo de solo e de clima predominante de cada propriedade. “O plantio da mandioca é realizado com manivas-semente, também denominadas manaíbas ou toletes ou rebolos, que são pedaços das hastes ou ramas do terço médio da planta, com mais ou menos 20 centímetros de comprimento e com 5 a 7 gemas”, explica a guia de turismo, Claudete Medeiros. É por isso que entre os grandes momentos da 1ª Festa de Encerramento da Farinhada está a troca de ramas. Um ato simbólico que contribui para a continuidade da produção tradicional, no município.

Torneio de Raspagem de Mandioca

Outra atração da festança é o Torneio de Raspagem de Mandioca.  A disputa ocorre em duplas mistas, femininas ou masculinas, sem limite de idade. “É que nos engenhos tem um que bota capote – ação de raspar e retirar a parte do pé da mandioca – e o que raspa o capote”, explica o Diretor de Agricultura, Luiz Henrique Castro. Para vencer, é preciso agilidade. Vence quem raspar a maior quantidade de mandiocas, no tempo pré-determinado. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no dia do evento.

Programação
9h – Abertura Oficial
9h30 – Roda de Conversa com a Rede Catarinense de Engenhos com troca de Ramas de Mandioca
12h – Almoço na Serraria
12h – Voz e violão com Zé
13h30 – Joy  kwiatkowski conta “A lenda da mandioca”
14h – Voz e violão com Tiago Braatz
14h – Trilha Ecológica guiada pelo Coletivo TaiáTerra
15h – Apresentação Grupo Folclórico Amizade Sincera
15h30 – Boi de mamão da Escola Vice-Prefeito Cecílio Couto da Silveira
16h – Torneio de Raspagem de Mandioca
17h – Voz e Violão Zion
18h – Cine Engenho / Mostra de Curtas sobre engenhos tradicionais

Atividades permanentes no evento
• Engenho aberto à comunidade
• Exposição Fotográfica Mani Oca – Alan Pedro
• Brinquedoteca com Brinquedos artesanais
• Oficina de boneca de mamona – Prof. Paty
• Vendas de Produtos de Engenho
• Feira Artesanato
• Mercado Produtor
• Ação Cultural Mães Empreendedoras
– Oficina de brinquedos reciclados
– Oficina de Artes em Inglês
– Recreação
– Arrecadação de alimentos para doação

COMPARTILHE:
Joyce Santos

Joyce Santos

Jornalista e redatora do portal www.lerunica.com.br.
documento2.png

NOTÍCIAS RELACIONADAS