Foto: Divulgação

Força-tarefa encaminha moradores em situação de rua ao atendimento social do município

COMPARTILHE:

A força-tarefa formada por agentes da Guarda Municipal de Tubarão, servidores da Fundação Municipal de Desenvolvimento Social (FMDS) e da Fundação Municipal de Saúde, além de voluntários da entidade João 3: 16, realizou nesta segunda-feira, 04, novas abordagens a moradores em situação de rua. O objetivo do trabalho é encaminhar essas pessoas aos vários serviços sociais oferecidos pelo município e com isso reduzir os problemas que ocorrem em diversas vias e espaços públicos.

:: Quer receber notícias, gratuitamente, por WhatsApp? Acesse aqui

Há meses o Gabinete de Gestão Integrada (GGI), que reúne diversos órgãos oficiais e entidades para a resolução de temas relacionadas à segurança pública, tenta oferecer os meios legais mais adequados para ajudar moradores em situação de rua. Existe o entendimento que a ajuda espontânea da população com a doação de dinheiro ou alimentos, por exemplo, apenas estimula a permanência desse público nas ruas, dificultando os encaminhamentos sugeridos ao albergue para pernoite e aos inúmeros serviços da FMDS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nesta nova abordagem, três moradores de rua aceitaram a ajuda social da força-tarefa. Um deles concordou em realizar um Boletim de Ocorrência (BO) para obtenção de documentos pessoais, outro estava doente e aceitou atendimento no serviço público de Saúde do município e o terceiro aceitou ser levado para a família em Imbituba, cidade de origem.

Os integrantes da força-tarefa também estiveram em alguns espaços públicos utilizados por moradores em situação de rua para pernoitar. A ponte Prefeito Paulo Osny May foi um dos locais, mas apesar de diversos pertences não foi localizado nenhuma pessoa para que fossem oferecidos os serviços sociais adequados. Chamou a atenção dos agentes da GMT no local dois aparelhos de recepção de sinal de TV, que não se sabe como foram obtidos pelas pessoas que utilizaram o local recentemente.

COMPARTILHE:
Joyce Santos

Joyce Santos

Jornalista e redatora do portal www.lerunica.com.br.
documento2.png

NOTÍCIAS RELACIONADAS