Fotos: João Vitor Nascimento

O polonês que aos 93 anos se tornou tubaronense de coração

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE:

O senhor Venceslau Henrig Wronski, 93 anos, morador de Tubarão, é um exemplo de vitalidade. Na primeira fase da vacina contra a Covid-19 ele recebeu a primeira dose para garantir que continue saudável como tem sido no decorrer de toda sua vida. Atualmente, Tilau, como é carinhosamente conhecido, chama a atenção por seu amor à natureza. Ele cultiva uma horta grande em sua residência no Bairro Dehon onde mora.

Há alguns anos, ele começou a dar uma atenção especial a uma parte da plantação e tem feito ainda mais sucesso por esta produção. É sua pequena lavoura de pimentas dedo-de-moça, e algumas outras espécies, que cultiva com exemplar organização. Quando maduras, as pimentas são colhidas e acondicionadas em vidros – com técnica de organização invejável, transformado todo o esforço do plantio em uma explosão de sabores. “Eu amo a natureza. O contato direto com a terra e o consumo de seus frutos me faz muito bem. E as pimentas são minhas “pratas da casa”, conta Tilau.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tilau sempre diz, inclusive, aos seus amigos que “as pimentas são uma espécie de “viagra” natural, diverte-se ao comentar que quando começou a cultivar hortaliças foi para complementar a renda familiar, porém, dentro de pouco tempo a atividade virou sua maior motivação. Indecentemente do efeito garantido das “ardidinhas” do Tilau, uma coisa é incontestável. Elas transferem muito prazer a quem as prova.

O seu melhor refúgio

Natural da Polônia, ele primeiro morou em Orleans, quando chegou em no Brasil em 1946. Mudou-se para Tubarão em 1950 e, desde então, reside o município. Do casamento com a senhora Dilma Silma Wronski, vieram cinco filhos, entre eles, quatro mulheres e um homem. Foram casados de 1950 a 2017, quando a matriarca faleceu.

Atualmente, Tilau vive na sua mesma residência que considera o seu melhor refúgio. Uma de suas filhas mora ao lado e presta toda a assistência necessária para que este nobre senhor siga sua rotina saudável e ativa.

[Reportagem publicada na edição impressa de fevereiro/março de 2021 – Texto: Joyce Santos]

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fabiano Bordignon

Fabiano Bordignon

Jornalista e editor da edição impressa da Revista Única e do portal www.lerunica.com.br.

Notícias Relacionadas