Plataformas gratuitas para Estudar o espaço

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE:

 

Nesta semana, em que praticamente todas as redes de ensino já retornaram às suas aulas presenciais e/ou no modelo híbrido,  compartilho mais dois recursos tecnológicos que podem apoiar muito o ensino de conteúdos relacionados ao sistema solar e a terra.

Um destes recursos é uma plataforma para estudar todos os corpos celestes da Via Láctea, e o outro um site que tem mapeado milhares de objetos considerados lixo espacial e que orbitam a terra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todos eles gratuitos.

 

Solar System Scope

 

O primeiro recurso é o Solar System Scope, o qual disponibiliza versões para serem acessadas de forma online, para baixar e rodar no desktop (computador), ou ainda nos telefones ou tablets (iOS e Android).

Com ele é possível “visitar” todas as estrelas mapeadas na Via Láctea, até mesmo aquelas distantes mais de 25.000 anos luz de nós. Além de planetas, luas, asteroides e cometas. Conhecer a posição de todos os corpos celestes em tempo real, ou em outra data qualquer escolhida, seja ela no passado ou no futuro.

E ainda, utilizando a versão para celular, identificar todos os pontos brilhantes no céu noturno. Localizar os planetas e constelações, e programar sua observação espacial.

 

Acesse suas versões em:

Online: https://www.solarsystemscope.com/

Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.eu.inove.sss2&pcampaignid=MKT-Other-global-all-co-prtnr-py-PartBadge-Mar2515-1

iOS:  https://apps.apple.com/us/app/solar-system-scope/id863969175

 

 

Conheça a Versão online:

 

 

 

Stuff in Space

A outra plataforma é o site http://stuffin.space/, no qual é possível identificar milhares de objetos que orbitam a terra e são considerados lixo espacial. Além é claro, da posição da maioria dos satélites ativos na atualidade.

Além da posição atual do objeto na órbita terrestre, também fornece informações de quando foi lançado, qual o tipo de objeto, velocidade, altitude, período, apogeu e perigeu, e ainda, possível outras partes oriundas do mesmo lançamento.

Outro recurso disponibilizado pelo site é a possibilidade de digitar e encontrar o satélite. Tente procurar,  por exemplo, por “starlink” ou “Brazilsat”.

 

Aliados em sala de aula

Aproveite mais estes dois super recursos para implementar suas aulas presenciais, híbridas ou remotas. Além de rodarem em celular também rodam no computador. Teste e depois volte aqui e nos conte o que achou delas.

 

Conheça as Plataformas

 

Para você que quer conhecer mais sobre estas plataformas, te convido a assistir e compartilhar esses dois vídeos a seguir.

 

Solar System Scope (https://www.solarsystemscope.com/)

 

Stuff in Space (http://stuffin.space/)

 

 

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fernando Pitt

Fernando Pitt

Engenheiro, Professor, Palestrante, Colunista, Blogueiro e Podcaster. Escreve todas as terças-feiras aqui no portal da Revista Única, cujos textos exploram prioritariamente as temáticas relacionadas à Educação e Tecnologia. Editor do blog: http://fernandopitt.com.br Host do Podcast classe.TECH (http://classe.tech disponível nos principais agregadores de Podcast)

Notícias Relacionadas