Star Trek

Star Trek: da ficção para a realidade

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

COMPARTILHE:

Diário de Bordo, Data Estrelar 2021.5. Assim começaria um episódio de Star Trek: New Generation que se passasse no dia de hoje, 05 de Janeiro de 2021. E é assim, que quero indicar essa série, filmes e desenhos desta ficção científica para este mês que é de férias para a maioria dos brasileiros.

Mas afinal, qual é a relação de Star Trek com tecnologia e educação? Que são as temáticas principais desta coluna?

Simplesmente porque além de nos levar para “onde nenhum homem jamais esteve“, também foi, e continua sendo uma das ficções científicas que mais tem antecipado desenvolvimentos tecnológicos que estão presentes nos dia de hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

 Star Trek – breve biografia

Provavelmente muitos dos nossos leitores estarão neste momento lembrando das duas séries mais recentes da franquia. Star Trek Picard (2020, 1Temporada pela Amazon Vídeo) e Star Trek Discovery (2017, 3 temporadas pela Netflix). Mas precisamos retornar para o dia 08 de setembro de 1966, há praticamente 55 anos, quando foi ao ar o primeiro episódio.  Ela foi criada por Gene Roddenberry originalmente como uma série de TV nos Estados Unidos. Segundo o autor, ela foi inspirada nos filmes de faroeste.

Nela, o icônico Capitão James Tiberius Kirk, ou simplesmente Capitão James Kirk,  conduz sua tripulação a bordo da nave espacial NCC-1701  USS Enterprise da Federação Unida dos Planetas. A qual tem como missão, ir até onde nenhum homem jamais esteve, manter a ordem no Universo, desenvolver pesquisas científicas, classificar novos planetas, fazer o primeiro contato com novos povos, entre muitas outras missões. As inúmeras séries, filmes, e desenhos animados, se passam aproximadamente entre os anos de 2151 e 2400. E além do Capitão Kirk, também merecem destaque o Capitão Christopher Pike e Capitão Jean-Luc Picard.

Como um fã da franquia, eu poderia ficar aqui descrevendo muito mais sobre ela, mas como o propósito do texto é falar das tecnologias que ela já antecipou, ou quase, quero terminar esse parágrafo apenas dizendo que ela não tem nada haver com Star War. Pois, Star Trek (Jornada nas estrelas) é sobre ficção científica, enquanto Star War (Guerra nas Estrelas) é uma fantasia.

Para quem quiser saber mais, recomendo a página de Star Trek na Wikipédia, ou ainda em outras inúmeras páginas disponíveis na internet sobre a franquia. Irão se impressionar com a quantidade de materiais detalhados existentes. Inclusive, é possível até mesmo aprender a língua “Klingon” pelo Duolingo em https://www.duolingo.com/enroll/tlh/en/Aprenda-klingon.

 

 

Imagem de Thomas B por Pixabay

 

Star Trek – e suas tecnologias

Fazer uma vídeo chamada com um celular hoje é algo tão natural quanto beber água. Mas embora totalmente impensável na vida real no final da década de 1960, já era demonstrado nos episódios da franquia. Bastava o Capitão Kirk tirar do bolso um dispositivo que abria como um flip, e era possível se comunicar com toda a tripulação. O primeiro protótipo de celular só viria a ser criado anos mais tarde pela Motorola.

E mesmo que algumas tecnologias ainda pareçam longe de se tornarem realidade, como os carros voadores e o teletransporte, outras como os celulares já estão presentes no nosso dia a dia e sua presença nem nos chama mais a atenção. Vejamos alguns exemplos:

Fones sem fio Bluetooth.

Ainda nos primeiros episódios, a oficial chefe de comunicações a Sra. Uhura, utilizava um dispositivo intra-auricular que se comunicava sem fio e não precisava ser segurado com as mãos. Hoje, os fones bluetooth se proliferaram de uma forma incrível que é bem possível que você tenha muitos em casa.

Tablets

Os tablets com suas telas sensíveis ao toque também são invenções recentes, mas que estavam presentes há muitas décadas nos filmes e episódios de Star Trek.

Computadores inteligentes

Se na década de 1960/70 a maioria absoluta da população mundial não sabia nem mesmo o que era um computador, agora imagine conversar com ele. Assim era possível, pois o computador da nave interagia com os tripulantes em praticamente todas as tarefas cotidianas, assim com os Assistentes Virtuais  Alexa ou Google Home fazem hoje.

Drones

Outra tecnologia que está se tornando comum no nosso dia a dia são os drones. Desde os destinados a “varrer” nossas casas até aqueles com propósitos muito mais elaborados. Eles também estavam presentes na série e eram responsáveis por muitas tarefas cotidianas.

Impressora de Comida / medicamento 

Imaginem apertar alguns botões e ter na sua frente uma refeição completa, e o melhor, exatamente do jeito e gosto que você deseja? Ou ainda, ter um medicamento com princípios ativos fracionados exatamente para um mal específico de um indivíduo específico? Pois é, isso aos poucos também está começando a se tornar realidade tal como em Star Trek.

Tradutores Universais 

Outra tecnologia que aos poucos começa a se tornar acessível a todos, também já estava presente na série.

 

Essas e muitas outras tecnologia que foram originalmente apresentadas na franquia,  estão presentes ou chegando até nós. Quer conhecer mais sobre elas? Que tal começar com os filmes e séries mais novos? Star Trek Picard (Amazon) e Discovery (Netflix) são duas indicações para maratonar nestas férias. Quer mais? As séries originais também estão disponíveis no Netflix.

 

Sugestão de Livros sobre Star Trek na Amazon

Sugestão de Miniaturas de Star Trek na Amazon https://amzn.to/3hMfTrh

Star Trek Picard disponível no Amazon Prime em: https://amzn.to/37vNDpl

 

Ou assista diretamente no Youtube em:  https://youtu.be/Y6l-fWw2FJk

 

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fernando Pitt

Fernando Pitt

Engenheiro, Professor, Palestrante, Colunista, Blogueiro e Podcaster. Escreve todas as terças-feiras aqui no portal da Revista Única, cujos textos exploram prioritariamente as temáticas relacionadas à Educação e Tecnologia. Editor do blog: http://fernandopitt.com.br Host do Podcast classe.TECH (http://classe.tech disponível nos principais agregadores de Podcast)

Notícias Relacionadas