Estudar de casa, quais as vantagens?

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Na última edição impressa da Revista Única (lerunica.com.br) escrevi sobre o “novo normal” que está surgindo e de como ele irá impactar o estilo de vida de todos. Aliás, quando escrevo “todos”, significa todos mesmo e em todos os países. E esse novo normal incluí estudar de casa.

Segundo a UNESCO, mais de 1,7 bilhões de estudantes em algum momento ficaram impedidos de frequentar presencialmente suas escolas. A única solução? Estudo remoto. Portanto tiveram a oportunidade de testar um misto de ensino híbrido com homeschooling. Querendo ou não, tanto escolas quanto professores, alunos e famílias experimentaram o que é estudar em casa.

A partir desta vivência forçada há pelo menos duas opiniões muito claras: 1. alguns já decidiram que não querem mais este estilo de aprendizado; 2. por outro lado, há quem não quer mais se prender a uma sala de aula para aprender aquilo que pode ser feito remotamente. Seja como for a sua escolha, uma coisa é certo, a partir de agora será raro encontrar opções de ensino 100% presenciais.

 

Vantagens de estudar de Casa

O estudo remoto não é uma novidade de última moda. No Brasil já exite formalmente há pelo menos 80 anos ou mais sendo o Instituto Universal Brasileiro talvez o mais conhecido de todos. Até pouco tempo atrás antes do surgimento da internet, o máximo de interatividade possível erá por meio de fitas K7 ou CDRom. Por causa disso inevitavelmente muito continuam associando o ensino digital como alto sem interação com colegas e professores.

É bem verdade que hoje mesmo com a internet, há muitas ofertas de cursos chamados “autoinstrucionais” que o aluno estuda sozinho, quanto muito terá o acompanhamento e feedback de robôs e /ou algorítimos. No entanto, para cursos mais longos ou regulares como Cursos Técnicos, de Graduação e Pós-Graduação, é indispensável o acompanhamento de um tutor. Ademais, para muitas ofertas ainda é disponibilizada e estimulada a participação dos estudantes em salas virtuais síncronas. Ou seja, em que todos os estudantes e professor / tutor estejam lá ao mesmo tempo.

Assim, além de ter todas as vantagens de manter a interatividade e acesso a colegas e docentes, pode-se destacar ainda:

  • Possibilidade de estudar em qualquer lugar e a qualquer hora;
  • Economia incalculável de tempo de deslocamento, principalmente em grandes e congestionadas cidades;
  • Acesso a formações que por vezes estão inclusive em outros países / continentes;
  • Disponibilidade de materiais sempre atualizados;
  • Muitos programas oferecem materiais em diferentes mídias que melhor se adequam ao estilo de aprendizagem de cada estudante.

 

Comece hoje mesmo

Poderia ser listadas uma série de outras vantagens de estudar de casa. Mas além das já enumeradas podemos destacar pelo menos mais duas:

  1. Durante o estado de pandemia em que o distanciamento social é a regra, há muitas instituições de ensino aqui na Cidade Azul com a oferta aberta de Cursos Técnicos EaD para início ainda em 2020;
  2. A cada dia as exigências por profissionais bem formados tecnicamente irão aumentar, então este é o momento exato para começou a sua formação ou mesmo re-formação.

 

Tem alguma dúvida ou sugestão? Registre aqui nos comentários ou envie um email para fernando@fenandopitt.com.br  e quem sabe ela pode virar pauta num próximo texto.

 

Dica da Semana

A dica desta semana é a séries especial “Profissionais pós-pandemia” que estou publicando em Podcast. Você pode acessar todos os episódios no blog http://classe.tech ou ainda por meio do seu agregador preferido de Podcast, basta procurar por “classe.tech“.

E o destaque desta semana é para os seguintes episódios:

#19 – Carreira em TI à prova de crise com Valmir Cabral

#24 – Design Mindset com Fausto Alcâncara

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
NOTÍCIAS RELACIONADAS
últimas notícias