Inteligência comercial é a chave para aumentar a competitividade

Inteligência comercial é a chave para aumentar a competitividade

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Informações estratégicas para alavancar o crescimento das empresas, alcançar novos mercados e ampliar a competitividade estiveram em debate em transmissão ao vivo nesta terça-feira (8), no canal do Youtube da FIESC. Participaram do encontro a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Federação, Maria Teresa (Maitê) Bustamante, e o gerente de internacionalização da entidade, Yuri Caldeira.

Na transmissão, Caldeira destacou a importância de captar e interpretar dados relacionados a mercado, cadeias de fornecimento e logística, entre outros fatores. “A inteligência comercial é a coleta, análise e sistematização de informações sobre mercados. Esses dados se transformam em conhecimento para fundamentar decisões estratégicas para as indústrias”, afirma. “Isso nos permite fazer uma reflexão bastante profunda de quais os objetivos se quer ter”, complementa o gerente de internacionalização.

Os recursos disponíveis para os empresários ampliarem a competitividade no mercado interno e externo também estiveram em discussão no encontro. A FIESC auxilia nesse sentido, oferecendo desde ferramentas especializadas até a capacitação e orientação das empresas, por meio do Programa de Internacionalização. “Nós da FIESC pretendemos cooperar com o empresário para que ele possa conhecer de maneira adequada e completa quais as variáveis extraídas dos dados, para que não perca oportunidade de ampliar capacidade competitiva e alcançar mercados compradores”, explica Maitê.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gerente de internacionalização da entidade destacou a importância da inteligência competitiva e de mercado. “As empresas precisam de fato investir em conhecimento para alcançar os seus objetivos”, ressalta Yuri.

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fabiano Bordignon

Fabiano Bordignon

Jornalista e editor da edição impressa da Revista Única e do portal www.lerunica.com.br

Notícias Relacionadas