Negócio de família cruza limites de Santa Catarina

Negócio de família cruza limites de Santa Catarina

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Sai da comunidade de Pouso Alto, em Gravatal, boa parte da distribuição de alumínio para Santa Catarina, Rio Grande do Sul e parte do Paraná. Há 27 anos, a Esquadrimax se destaca como referência em distribuição de perfis de alumínio e acessórios para diversos segmentos. A empresa conta com um diferencial familiar para conseguir crescer gerando empregos e renda.

Fundada em 1992, por Osni Mendes, a Esquadrimax logo assumiu relevância em seu trabalho. No final de 1993, o pai da atual proprietária, Juliana Mendes França, senhor Lindomar Correa Mendes, serralheiro desde a década de 70, encerrou as atividades de uma pequena empresa que possuía. Em 1994, iniciou seu trabalho na Esquadrimax como motorista. Ele era empregado do pai Osni e trazia a matéria prima de São Paulo a bordo de um caminhão, que o acompanhou durante boa parte de sua vida. As viagens com o veículo continuaram até 200, quando a família teve a ideia de produzir o alumínio em Gravatal. “Criamos a Perfisud com esse objetivo. O custo do produto acabado ficou consideravelmente menor”, relembra Juliana.

Foto: Matheus Aguiar

Atualmente, a Perfisud conta com um parque fabril de aproximadamente 15 mil m², três prensas de extrusão e mais de 100 colaboradores. “De forma simples, a Perfisud é a indústria e a Esquadrimax é o comércio”, explica Juliana. “Trabalhamos no segmento da construção civil, revendendo perfis de aluminio e acessórios para esquadrias, vidraçarias e construtoras. Além de outros segmentos como indústria moveleira, de carrocerias, varais, entre outras”, completa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com serviço de entrega própria de seus produtos, com uma frota de caminhões, a empresa possui ainda estoque diversificado a pronta entrega, desde linhas econômicas até produtos de alto padrão. “Assim atendemos diversos tipos de segmentos”, afirma Juliana. Hoje são 35 colaboradores no estabelecimento que fica na SC 370, no Bairro Pouso Alto.

A fabricação própria é ponto chave para a Esquadrimax. “Isso engrandece uma distribuidora”, comemora a proprietária da empresa. “Posso garantir ao meu cliente que vou entregar o material e que ele é de qualidade”, atesta.

Esquadrias, Vidraçarias e Construtoras são consideradas o carro chefe do negócio. O produto é levado, conforme garantia, para toda a região Sul do país, do Vale do Braço do Norte, até o pé da Serra, como também para o litoral catarinense, chegando ao Norte do Estado e no Sul do Paraná. “A Esquadrimax não concorre com clientes da Perfisud, então, em determinadas regiões, só vendemos produtos que não tragam competição”, detalha Juliana. No Rio Grande do Sul, a Esquadrimax está presente em todas as regiões, com atuação proporcionalmente semelhante com Santa Catarina.

Questionada sobre período de vendas, a proprietária da Esquadrimax afirma que o segundo semestre é mais intenso em relação ao primeiro. Os primeiros pagamentos de parcelas do décimo terceiro salário e outros benefícios impulsionam o setor. “As pessoas costumam aproveitar o dinheiro para fazer alguma reforma na casa, ou até uma construção”, diz Juliana Mendes França. “O mercado da construção civil é mais forte na reta final do ano. É geral”, conta. Para o futuro, a Esquadrimax pretende se consolidar ainda mais em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, além de, aos poucos, abrir o mercado do Paraná para a empresa catarinense. Melhorar ainda mais o atendimento é outra meta da empresa de Gravatal. “Vender perfil de alumínio qualquer um pode, mas vender com um bom atendimento nem todos sabem”, finaliza a proprietária.

ATENDIMENTO

A Esquadrimax e a Perfisud ficam no mesmo endereço, no Km 170 da Rodovia SC 370. As empresas estão localizadas no Bairro Pouso Alto, em Gravatal – logo na divisa com Tubarão. O telefone de contato da Esquadrimax é o (48) 3628-0518 e o (48) 3628-0108. Pelo WhatsApp, o número é o (48) 99649 0550. O e-mail para conversa é o [email protected]

COMPARTILHE:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Fabiano Bordignon

Fabiano Bordignon

Jornalista e editor da edição impressa da Revista Única e do portal www.lerunica.com.br

Notícias Relacionadas